Potsdam – Alemanha

Sem dúvida alguma Potsdam é o melhor bate e volta de Berlim. Um passeio barato, fácil de chegar e memorável. Com belos castelos, jardins e muita história esta charmosa cidade vai te deixa sem palavras. Bóra descobrir?

INFORMAÇÕES DE: Fotos e relatos de maio de 2008. Valores e informações atualizados de 2017.

ROTEIRO PARA: 1 dia.

TIPO DE VIAGEM: Bate e volta de Berlim.

HOSPEDAGEM:

Por ter ido para Alemanha para fazer um curso de idiomas acabei ficando em casa de família em um bairro bem legal, chamado Krumme Lanke, mas nada bom para quem está apenas turistando. Portanto vou deixar a dica de bairro aqui para vocês.

Berlim oferece centenas de opções de hotéis por toda a cidade, e os bairros mais indicados para se hospedar e que eu recomendo são:

  1. Mitte: Bairro central – Próximo a maioria dos pontos turísticos, de ótimos bares e restaurantes.
  2. Tiergarten: Também próximo a várias atrações, como o Reichtag e ao centro. O bairro é grande, portanto de preferência para se hospedar na região de Potsdamer Platz.

Precisando escolher um lugar para ficar? Consulte e reserve sua estadia pelo BOOKING.COM nos atalhos do blog, estas reservas viram pequenas comissão, VOCÊ NÃO PAGARÁ NADA A MAIS POR ISSO, e estará ajudando o Blog a se manter no ar, monetizando nosso trabalho e rendendo ótimas dicas para você.

SOBRE POTSDAM

Potsdam é a capital do estado de Brandemburgo e fica ao leste de Berlim, fazendo parte da sua região metropolitana. Mesmo sendo capital essa cidade conta com apenas 160 mil habitantes possui um clima de cidade pequena do interior.

Potsdam é mundialmente conhecida por seu legado histórico, pois foi residência dos reis da Prússia, o que justifica seu grande número de belos parques e palácios, entre eles o principal: Palácio de Sanssouci, um belo conjunto arquitetônico que abrange 500 ha de parques e 150 edifícios erguidos entre 1730 e 1916.

A área do Sanssouci, por sua importância e beleza foi nomeado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1990 e quem tirar um dia do roteiro de Berlim para conhecê-lo não irá se arrepender. Pode acreditar!

(Fonte pesquisa: Wikipédia).

SDC10559

Como chegar?

Chegar em Potsdam é fácil.

A melhor e mais eficiente maneira é pelo transporte público de Berlim, mais especificamente o S-Bahn, ou melhor dizendo o trem suburbano. O trajeto todo do centro (estação da Alexanderplatz ) até o ponto de descida dura em torno de 50 minutos de viagem. Lembrando que os trens passam de 10 em 10 minutos.

No próprio mapa do S-Bahn você consegue identificar o ponto de parada em Potsdam. Pode ir sem medo, que não tem erro.

Para se deslocar até lá recomendo comprar o ticket de transporte público para um dia todo, o Tageskarte, por 7,70 Euros. Ahh compre o bilhete para as regiões ABC. Este ingresso vale para todas as zonas que abrange o S-Bahn, além de dar direito, como o próprio nome diz, a viagens ilimitadas em transporte público durante este dia.

Quando chegar na última parada, já em Potsdam você tem duas escolhas para chegar até o castelo:

  • A pé (recomendo): Meia hora de caminhada.
  • Ônibus: Números: 612, 614 e 650 – Saem da estação de 10 em 10 minutos e param em frente ao Castelo.

Quando ir?

A cidade pode ser visitada o ano todo, mas para conhecer principalmente a parte do castelo terá que fazer a pé, portanto, é bom observar as questões climáticas do dia da sua visita.

Consulte histórico e mais informações climáticas da cidade: Aqui

Segurança.

A  Alemanha é um país super seguro, mas independente disso o seguro viagem para entrar na Europa é obrigatório, e caso arrisque ir sem, você pode ser barrado na entrada do país.

O Quero Mochilar esta com uma parceria com preços imbatíveis. Aproveite e faça sua cotação clicando aqui ou solicite pelo e-mail: queromochilar@hotmail.com.

ROTEIRO

Quando conheci Potsdam eu estava no meu último final de semana em Berlim, portanto não tinha mais tempo a perder, tinha chegado a hora de ir a este lugar que todos recomendavam e eu ainda não havia conhecido.

Chegar até lá foi bem simples e rápido e já no caminho fui percebendo que seria uma boa pedida.

1- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Entrada da cidade.

2- Quero Mochilar Potsdam

Ao descer na cidade logo me encantei. Potsdam tem uma localização privilegiada, está rodeada por 20 lagos e ainda se localiza as margens do belo rio Havel. Um lugar realmente belo e repleto de água, belas paisagens e vida.

3- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Lagos na entrada da cidade.

4- Quero Mochilar Potsdam

Para conhecer Potsdam fui na cara e na coragem, sozinho e sem pesquisar muita coisa, na verdade sem nem mesmo saber direito o que tinha por lá (rs).

Com poucas informações pesquisadas segui direto ao ponto mais famoso da cidade o Schloss Sanssouci, que fica em um parque enorme com o mesmo nome.

Parque Sanssouci

Horário de funcionamento: Pesquise aqui.

Entrada: Gratuita – Você paga somente se desejar entrar dentro do palácio.

Duração: Recomendo um período todo (manhã ou tarde) para conhecer jardins e palácio.

 8- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Um dos portões de entrada para acesso a área onde está o Castelo.

Neste belo e enorme parque estão localizados: o Palácio Sanssouci ( a principal e mais procurada das atrações), o Novo Palácio, Palácio Orangerie, o Palácio de Charlottenhof, as Termas Romanas, Moinho Histórico e uma Casa de Chá Chinesa.

9- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Na entrada do parque nos deparamos com este enorme mapa mostrando toda a área que podemos explorar.

Schloss Sanssouci       

Horário de funcionamento: Geralmente das 10h00 ás 18h00 e fechado nas segundas.

Os horários podem variar de acordo com os meses do ano, consulte aqui.

Entrada palácio: 12 Euros – Com áudio guia.

Duração: 30 minutos a 1 hora.

Programação: Visitar as 10 salas do palácio.

A dica principal para quem quer visitar o castelo é comprar o ingresso assim que chegar, ou até mesmo pelo site. No verão (alta temporada) os lugares podem esgotar já no início da tarde.

Um pouco sobre o Palácio Sanssouci…

Ocupando uma área de 278 ha, este belo palácio foi construído no século XVIII a mando do rei Frederico II, o Grande – Rei da Prússia, com o intuito de ser a sua residência de verão. Este rei era apaixonado por este lugar, e durante sua estadia gostava de cultivar frutas e vinho nas áreas do palácio. Se observarem as laterais das escadarias do jardim vão ver que foram transformadas em vinhedos.

O palácio foi construído tendo como modelo o Palácio de Versailles na França. São cerca  de 10 salas ricamente decoradas no térreo.

10- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Neste belo corredor de árvores já vamos avistando o belo palácio.

11- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Pelo caminho e pelos jardins há vários monumentos.

12- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Daqui já é possível ver outro importante ponte turístico – o Moinho.

Diferente do que estamos acostumados a ver o Sanssouci só tem um andar e esta no alto de uma colina.

13- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Show de lugar – Um dos mais belos castelos que já conheci.

14- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Schloss, para quem não sabe é castelo em alemão.

15- Quero Mochilar Potsdam

Foto: A fonte e os jardins vistos de outro angulo.

16- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Já lá em cima.

17- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Observe cada detalhes, são muitos.

18- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Tumulo do rei da época que a região ainda era Prússia.

19- Quero Mochilar Potsdam

Palácio visto, bora caminhar…

Andei até por estes jardins a maior parte do tempo meio sem rumo…rs e nem sabia o que estava vendo. Me perdoem, era minha primeira viagem grande sozinho e ainda estava aprendendo com os erros…rs.

Moinho Histórico 

Próximo ao castelo, está o Moinho Histórico (Historische Mühle), construído também na época de Frederico II, que pediu para desativá-lo devido ao barulho. Tempos depois, foi modificado com a técnica holandesa, e então voltou a funcionar. Hoje em dia é local de uma lojinha de souvenires.

20- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Moinho.

Depois andei pelos jardins, vi varias coisas interessantes, mas acabei perdendo muitos outras, pois estava cansado e nos últimos dias, sem muito interesse mesmo para ver castelo…rs. Na Europa só tem castelo e igreja, uma hora cansa, ainda mais na última semana.

21- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Outras construções na área do parque.

22- Quero Mochilar Potsdam

Não consegui aproveitar muito este dia a área do parque, por isso deixo de dicas para quem quer mais e tem mais paciência, conhecer estes pontos:

  • Casa de Chá Chinesa (Chinesisches Haus): É considerada uma das construções mais bonitas do parque. Ali era o local preferido de Frederico II para tomar um chá e apreciar uma boa música. Atualmente, nesse local tem uma exposição de utensílios de porcelana. Não passei, mais dizem que vale a pena.
  • Palácio Novo (Neues Palais): Procure por ela, não cheguei a ir até lá, mas é um dos maiores palácios desse parque. Este palácio foi também construído no século XVIII, para comemorar o fim da Guerra dos Sete Anos, quando a Prússia venceu a batalha do domínio do Império dos Habsburgos.
  • Palácio Orangerie (Orangerieschloss): Também foi construído como residencia para os convidados dos reis. Quem optar por visitar esse palácio, a visita é guiada. Os tours são em alemão, dificilmente consegue em inglês.

Após andar pelo jardim, sai, pois queria ver a cara da cidade e achei ela linda demais.

Alguns lugares que passei:

1- Luisenplatz

Esta foi uma praça projetada por Carl von Gontard e Christian Georg Unger por ordem de Frederico II. Aqui você encontra um belo portão, um chafariz, e até aquele rinoceronte pendurado que nunca descobri para que servia…rs

6.4- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Praça Luisenplatz.

7- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Portão.

2- Igreja de São Paulo e São Pedro.

Uma bela construção, próxima a praça acima, e com uma rua cheia de bares e lojinhas.

5.6.1- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Lateral da Igreja.

5.6.2- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Linda arquitetura.

6- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Feirinha.

5.5- Quero Mochilar Potsdam

3- Bairro holandês (Holländisches Viertel).

Este bairro consiste em 134 edifícios de tijolos vermelhos em estilo holandês, construídos entre 1733 e 1740 projetados por Jan Bouman .

5- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Olha que entrada mais linda.

5.7- Quero Mochilar Potsdam

Foto: Um charme esta rua.

Potsdam, muita gente faz bate e volta, e realmente se você chegar cedo e se planejar, pode fazer muita coisa aqui. Mas são tantos museus, palácios e praças que um fim de semana aqui é uma boa pedida.

Portanto não se limite a este post, e pesquise mais sobre esta cidade.

E DAÍ, QUANTO FICOU A BRINCADEIRA??

Principais gastos:

  • S-Bahn: 7,70 euros
  • Entrada Sanssouci: 12 Euros.

LIÇÕES APRENDIDAS

  1. O recomendado para quem vai ficar em Berlim por até 5 dias é comprar o passe semanal. Só que este passe vale somente para zonas AB. Portanto neste dia compre um bilhete ida e volta zona BC.
  2. O transporte de Berlim é baseado na confiança, algo muito estranho para nós brasileiros que sempre pesamos de modo “malandro” por questões culturais. Portanto, a vontade de ir até Potsdam sem comprar o trecho BC será muito tentadora. Não caia nessa. Mesmo que rara as vezes que os guardas entram para conferir os bilhetes, pode acontecer de você cair nesta amostragem, e a multa não é nada barata. Além do mico, não é? Ir para delegacia não falando alemão não deve ser fácil. Nada de brasileirisse heim… rs.
  3. A linha de ônibus 695 faz um trajeto mais longo, mas leva também à Nauener Tor, Orangerie e Neues Palais, outros pontos turísticos que não visitei, mas recomendo.
  4. Aproveite para conhecer também o outro Parque:  Neuer Garten – que também tem palácio.
  5. Para fotografar dentro dos palácios tem que pagar uma taxa extra de 3 Euros.
  6. É possível tour guiado no castelo Sanssouci, mas tem que marcar hora.
  7. Há poucas opções de restaurante, portanto recomendo levar um lanche rápido, para não perder tempo. Deixe para comer bem na volta…rs.
  8. Sanssouci: primeiro horário é o mais tranquilo da visitação.

 OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS.

Fuso Horário: Em relação a Brasília.

  • Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro: Serão 4 horas a mais na Alemanha.
  • Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro: Serão 5 horas a mais na Alemanha.
  • Março e Outubro: Serão 3 horas a mais na Alemanha.

 Língua

A lingua oficial da Alemanha é o Alemão. Em algumas regiões há variações de dialeto.

Muitos falam inglês muito bem no país, sendo que se você se vira no idioma não terá problema de comunicação.

Moeda

A moeda oficial da Alemanha é o Euro.

Cotação atual: Clique aqui.

Vistos e Vacinas

Brasileiros não precisam de visto para Alemanha, e os demais países que fazem parte do Acordo Shengen, para permanências de até 90 dias, a cada 6 meses.

Não é necessário nenhum tipo de vacina para entrar na Alemanha.

Tomada

As tomadas na Alemanha são todas iguais, e possuem dois pinos redondos. Em hotéis costumam ter adaptadores.

Voltagem – A corrente elétrica na Alemanha é de 220v.

A VIAGEM CONTINUA…

Recomendo outros destinos na Europa:

Gostou? Compartilhe! Tem alguma sugestão ou atualização de informação? Enriqueça a pesquisa de seus amigos nos comentários. Além de ajudar o próximo viajante é super importante a opinião de vocês para o blog.

QUEM PODE TE AJUDAR?

 Várias dicas para quem vai a alemanha: Aqui.

 Vai viajar? Planeje toda sua viagem com o Quero Mochilar!

O Quero Mochilar tem te ajudado com dicas e roteiros para o seu planejamento? Então que tal nos ajudar sem pagar nada a mais por isso, simplesmente fechando sua viagem com os serviços oferecidos pelas parceiras do Blog.

GARANTA AQUI

SEGURO VIAGEM – HOSPEDAGEM – ALUGUEL DE CARRO – TOURS – PASSAGENS AÉREAS – RESERVAS

Além de garantir sua programação com segurança, você estará ajudando a manter o site no ar cheio de dicas para você, sem gastar nada a mais por isso.

 

 

 

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estesHTMLtags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Language »