Blue Mountains National Park – Austrália

A apenas duas horas de trem de Sydney, na cidade de Katoomba temos um dos parques mais especiais da Austrália,  Blue Mountains. Uma área de 247 mil hectares de floresta de eucalipto com um enorme canyon onde além de belos visuais e cachoeiras há vários lugares para praticar esportes de aventura.

INFORMAÇÕES DE: Maio de 2010.

ROTEIRO PARA: 1 dia.

TIPO DE VIAGEM: Bate e volta de Sydney.

HOSPEDAGEM: Como disse, fiz um bate e volta, mas a cidade tem uma boa estrutura hoteleira.

Precisando escolher um lugar para ficar? Consulte e reserve sua estadia pelo BOOKING.COM nos atalhos do blog, estas reservas viram pequenas comissão, VOCÊ NÃO PAGARÁ NADA A MAIS POR ISSO, e estará ajudando o Blog a se manter no ar, monetizando nosso trabalho e rendendo ótimas dicas para você.

SOBRE O BLUE MOUNTAINS NATIONAL PARK

A Blue Mountains ou Montanhas Azuis quando traduzido no pé da letra é uma região montanhosa da Austrália localizada 60 km a oeste de Sydney. Um lugar considerado patrimônio mundial desde os anos 2000 devido a sua importância e beleza e consiste em 247 mil hectares com floresta de eucaliptos naturais e 140 km de trilhas, além de falésias de arenito e cachoeiras, um lugar ideal para ecoturismo e várias atividade de aventura.

Os canyons deste parque são mais antigos que o Grand Canyon nos EUA e são recortados com uma vasta vegetação de tons escuros de eucaliptos, mas o mais interessante deste cantinho de New South Wales é que as árvores de eucaliptos durante o dia evaporam uma essência que em contato com partículas de poeira, vapor e luz do sol cria uma névoa azulada sobre o vale o que é um show a parte difícil de captar com câmeras, e que explica o nome do lugar tão especial.

7.1 Quero mochilar blue

Como chegar?

É muito fácil chegar a região partindo de Sydney e a maneira mais fácil e procurada é de trem, partindo da estação central de Sydney. Esta viagem de aproximadamente 100 km leva cerca de 2 horas.

Chegando na estação central de Sydney pegue o trem para a Katoomba, que é a cidade porta de entrada para o parque.

Vários são os horário de ida e volta e você pode consultá-los nestes links aqui.

Informação 1: http://www.sydneytrains.info/timetables/pdf/Blue_Mountains.pdf).

Informação 2: site do city Rail.

Mapa Trajeto – Trajeto Sydney – Katoomba.

OBS: Se você escolher ir de carro é bom saber que há pedágios.

 Quando ir?

O parque pode ser visitado o ano todo, temos só que observar a previsão do tempo, pois como o mais lindo daqui é a névoa azulada e a visão dos Canyons o ideal é ir em um dia com céu limpo e muito sol.

Lá venta muito e de manhã como a noite faz frio, até mesmo em alguns dias do verão você pode ser surpreendido por dias frios, portanto não esqueça o agasalho.

Evite também dias de chuva, pois as trilhas são em meio a floresta ou em áreas abertas., o que pode ser perigoso.

Segurança.

Katoomba é uma cidade pequena e tranquila, considerando que  os índices de criminalidade na Austrália são bem baixos, você pode ficar tranquilo por aqui, pois estará seguro.

ROTEIRO

Era sexta feira, e lá estava eu curtindo a noite Manly beach em Sydney com outros três brasileiros que estavam fazendo um curso de inglês comigo, quando de repente alguém deu a ideia:

– Vamos pra Blue Mountains amanhã?

Todos toparam, no início parecia conversa de boteco, falar só por falar, mas não foi não.

Acordei bem cedo, ainda escuro com despertador, mal tinha dormido e ainda estava com um pouco de ressaca e pensei: “sério que tenho que acordar neste frio?”

Pouco pensei sobre isso, logo pulei da cama, arrumei minha mochila e fui de encontro aos meus amigos, que por surpresa estavam todos lá.

Nos encontramos em Manly, pegamos o ferry para o centro, mais um metrô e ainda cedinho, em torno das 7h00 estávamos na estação central ferroviária de Sydney.

Conseguimos pegar um dos primeiros trens para Katoomba, cidade que é a porta de entrada do Parque e de onde é possível explorar a parte sul do mesmo.

Duas horas de trem, e chegamos na cidade.

Katoomba como disse é a porta de entrada para quem visita o Blue Mountains, esta é uma pequena e simpática cidade de pouco mais de 8 mil habitantes.

0 Quero mochilar

Foto: Katoomba.

Como fomos sem planejar a primeira atitude quando chegamos foi procurar por informações na própria estação de Katoomba, nos informamos sobre o parque e já aproveitamos e compramos nossa volta de trem em um dos últimos horários da noite e lá fomos nós…

Para chegar a atração principal da Blue Mountains National Park há duas opções:

1- Ônibus de linha normal que custa AUD$ 2,20.

2- Ônibus destinado a turistas que querem dar uma volta pela cidade e conhecer 29 atrativos da região. O motorista vai parando, mostrando os lugares e dando a possibilidade das pessoas tirarem fotos. Este ônibus custa AUD$ 25 por pessoa.

Mapa – Trajeto da estação da cidade até o Echo Point – 3 km.

Ainda se preferir, você pode ir direto para o Echo Point que é o local na verdade ideal para iniciar seu tour e lá que fica esta atração principal as “Three sisters”, mas fui descobrir isso só depois. Lá há um centro de visitante, onde você ira conseguir as melhores informações sobre o parque e suas trilhas e foi onde peguei este mapinha abaixo.

1 Quero Mochilar

Foto: Informações do ônibus hop on hop off.

Pegamos  ônibus da opção 1, que nos deixou próximos a uma trilha e assim seguimos a pé e por dentro do parque para conhecer a principal atração.

Valeu a pena fazer este caminho, pois fomos admirando a beleza do parque e tivemos mais contato com a natureza, mas aproveitamos muito mal esta ida, e se pudesse voltar no tempo teria explorado bem mais este belo parque nacional.

3 Quero Mochilar

Foto: Um mirante para a paisagem.

6- Quero Mochilar

Foto: Feliz com a névoa azul ao fundo.

5- Quero Mochilar Blue

Foto: A névoa azul fruto da combinação da evapotranspiração dos eucaliptos com o vapor, poeira e sol. Show!!!

3.1 Quero Mochilar

Foto: Minha árvore preferida, que me dá o pão de cada dia e esta presente no nosso dia a dia em tudo. Obrigado Eucalipto!

No caminho há uma infinidade de mirantes e em alguns momentos podíamos ver o ‘Scenic World’, um parque onde você pode pegar o trem mais íngreme do mundo para subir a montanha ou atravessar o vale no alto de um bondinho. 4- Quero Mochilar

Foto: O bondinho.

Andando pelo parque vendo e admirando as belas paisagens demoramos em torno de 1 hora para chegar no belo mirante para as três irmas.

7 Quero Mochilar blue

Foto: Echo point.

Sobre as three sisters…

Esta formação é o símbolo do parque, e são na verdade três formações de arenito com mais de 900 metros de altura que se erguem no Jamison Valley.

A lenda por trás das três irmãs…

Segundo os aborígenes, três irmãs da tribo Katoomba se apaixonaram por três irmão de uma outra tribo, mas naquele tempo havia uma lei que proibia eles de se casarem, por isso os três irmãos as raptaram para se casarem a força, e isso foi estopim para uma guerra entre as tribos.

Um famoso feiticeiro ao ver as três garotas correndo perigo, para impedir o pior as transformaram em pedras para protegê-las, mas infelizmente antes de desfazer o feitiço ele foi assassinado e por isso até hoje elas permanecem petrificadas. 7.1 Quero mochilar blue

Foto: A beleza das três irmãs.

8 Quero Mochilar Blue

Foto: As três irmãs mais de perto.

9- Quero Mochilar

Foto: Admirando este belo lugar.

11 Quero Mochilar Blue

Foto: Jamison Valley. 

7.1 Quero mochilar

Foto: Olhá só quem já esteve por aqui, isso mesmo a Rainha Elizabeth.

LIÇÕES APRENDIDAS:

1- Eu recomendo para quem esta com tempo não fazer um bate e volta e sim explorar este lugar em um fim de semana, pernoitando por lá, pois várias são as atrações no parque como: Wentworth Falls, Jenolan Caves.

Sobre a Wentworth Falls: Já afastada e situada em uma cidade de mesmo nome esta é uma linda cachoeira com quase 200 metros de altura, dividida em duas quedas de água e cercada por uma quantidade impressionante de pássaros locais.

2- Há caminhadas curtas ou longas para quem gosta de trekking como a trilha Six Foot até Katoomba.

3- Caso opte por fazer bate e volta, vá bem cedinho para aproveitar bem o dia. Os trens continuam circulando até à noite pra você voltar.

4- Em Katoomba faz frio muitas vezes durante o dia e um friozão à noite, então não esqueça de ir preparado e levar casacos quentes.

5- Em Katoomba você vai encontrar três dos principais supermercados de Sydney: Aldi, Coles e Woolies no caminho entre a estação e o Echo Point, aproveite para comprar um lanche, assim você economiza.

6- Se tiver opção, não faça este passeio em um dia nublado, porque você não vai conseguir ver direito e nem aproveitar todo o potencial do lugar.

7- Adjacente as three sisters o Scenic World é um parque turístico privado criado no final dos anos 40 e que oferece diferentes formas (digamos bem mais fáceis) de se explorar a natureza das Blue Mountains.

8- Informações Gerais da Austrália (visto, vacinas, tomadas etc..) neste post: Whitsundays Island.

Aqui você pode:

8.1- Descer de teleférico (Cableway) ou trenzinho (Railway) até o fundo do Jamison Valley.

8.2- Fazer caminhada leve pelas trilhas existentes lá embaixo (Walkway), ou cruzar do parque em direção ao Echo Point (mirante das three sisters) a bordo do Scenic Skyway, um bondinho de chão de vidro que passa por cima do Canyon formado pela Katoomba Falls.

E DAÍ, QUANTO FICA A BRINCADEIRA??

Orçamento para o dia: AUD$ 54,00.

Trem Sydney-Katoomba: AUD$ 20,00 por pessoa (ida e volta).

Ônibus em Katoomba – AUD$ 2,20 (2x = AUD$ 4,40).

Almoço, lanche e água: AUD$ 30,00.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA AUSTRÁLIA.

Fuso Horário: +13h (Brasília)

Moeda

A moeda oficial da Austrália é o dólar australiano.

Códigos: AUD, também grafado A$, AU$, $A ou $AU.

  • 1 AUD = R$ 2,48
  • R$ 1,00 = A$ 0,40

Cotação atual: Clique aqui.

Visto e Vacinas

Para entrar na Austrália é preciso solicitar um visto pelo site da embaixada com antecedência (recomendo 3 meses) e também é obrigatório ter a vacina contra a febre amarela (cartão internacional).

OBS: A vacina é válida por dez anos, e tem obrigatoriamente que ser feita no mínimo dez dias antes da viagem.

Após tomar a dose, é preciso levar o comprovante até o posto da Anvisa para que seja emitida a carteira internacional de vacinação. Há um posto no aeroporto de Guarulhos, entre em contato e veja como agendar para regularizar antes do seu voo.

O visto quando fui para austrália paguei $ 90 dólares, mas hoje esta na faixa de $ 115,00 dólares americanos.

Embaixada – Mais informações: Clique aqui.

Eletricidade

A voltagem padrão na Austrália é 220V

Tomada Asutralia

A VIAGEM CONTINUA…

Próximo Relato: Kiama – Austrália.

Gostou? Tem alguma sugestão ou atualização de informação? Enriqueça a pesquisa de seus amigos nos comentários. Além de ajudar o próximo viajante é super importante a opinião de vocês para o blog.

QUEM PODE TE AJUDAR?

http://www.australia.com/pt-br/places/blue-mountains.html

Vai viajar? Planeje toda sua viagem com o Quero Mochilar!

O Quero Mochilar tem te ajudado com dicas e roteiros para o seu planejamento? Então que tal nos ajudar sem pagar nada a mais por isso, simplesmente fechando sua viagem com os serviços oferecidos pelas parceiras do Blog.

GARANTA AQUI

SEGURO VIAGEM – HOSPEDAGEM – ALUGUEL DE CARRO – TOURS – PASSAGENS AÉREAS – RESERVAS

Além de garantir sua programação com segurança, você estará ajudando a manter o site no ar cheio de dicas para você, sem gastar nada a mais por isso.

 

  1. Que legal, Marthon!
    Se eu soubesse dessas dicas antes, teria aproveitado melhor minha estadia em Sydney.
    Acho que vou ter que voltar um dia para conhecer o Blue Mountain National Park.
    Adorei!!!

    • Com certeza, pois é imperdível!!
      E outra voltar pra Sydney será sempre o máximo… foi o lugar que mais gostei até hoje de tudo que conheci.
      Sou apaixonado por Aussie – the land down under….rs

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estesHTMLtags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Language »