Jervis Bay – Austrália

Jervis Bay é uma baía, a 2 horas e meia de Sydney, que devido sua importância e beleza se tornou uma área de proteção ambiental. Bem protegida, a natureza esta presente em cada canto desta baía, e aqui que estão algumas das praias que considero as mais bonitas que vi até hoje, uma delas, é a famosa Hyams Beach, praia que está no Guinness Book como a de areia mais branca do mundo. Este lugar é mais um dos paraísos deste país apaixonante chamado Austrália, um cantinho muito especial e que merecia muito mais atenção que somente um dia de viagem.

INFORMAÇÕES DE: Abril de 2010.

ROTEIRO PARA: 1 dia.

TIPO DE VIAGEM: Passagem pela região.

HOSPEDAGEM: Não cheguei a dormir na cidade, mas caso esteja procurando lugar para ficar aproveite para pesquisar e reservar seu hotel aqui no booking.com com o Quero Mochilar, você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o blog no ar.

A região é bem turística e está bem servida de estrutura hoteleira, tendo opções para todos os gostos e bolsos. Há também a possibilidade de acampar no Booderee National Park.

Tem várias cidades ao redor da baía, mas a principal e mais estruturada é a: Huskisson.

SOBRE JERVIS BAY

Em Jervis Bay, na costa sul do estado de Nova Gales do Sul, estão algumas das praias mais lindas e seguras da Austrália.

Rodeada pelo Booderee National Park, esta baía é um lugar repleto de vida selvagem, tanto no mar quanto no continente. Suas praias estão muito bem preservadas e são de uma beleza sem igual, com areia finíssima e branca, e águas azul-turquesa super transparentes. Estas praias são um espetáculo, inclusive algumas delas, como a de Hyams Beach tem oficialmente a areia mais branca do mundo, título reconhecido pelo Guinness Book.

Com tudo isso, Jervis Bay é uma combinação perfeita de paisagens e aventura, um lugar ideal para quem quer simplesmente relaxar ou praticar caminhadas, ciclismo e até mesmo acampar. A principal cidade ao redor da baía é Huskisson, e é daqui que partem passeios de observação de golfinhos, viagens de pesca e outras excursões de velejo.

Sem sombra de dúvida, aqui é mais um dos lugares incríveis da Austrália, e se eu estivesse com tempo, ou pudesse voltar, ficaria uma semana por esta região, que é linda e tem muita coisa para ser fazer. Só passar por aqui não foi o suficiente e ficou um gostinho de quero mais.

3.1- Quero Mochilar

Como chegar?

A cidade principal Huskisson fica 183 km de Sydney, uma viagem de aproximadamente 2 horas e meia de carro. As condições das rodovias são ótimas, a estrada bem sinalizada e as paisagens lindas, por tanto, uma viagem bem agradável. Ainda há cidades como Kiama, com atrações bem legais pelo caminho (post no fim do blog).

Se preferir, ou estiver sozinho, você pode chegar de trem partindo de Sydney, uma viagem que dura em torno de 5 horas.

 Mapa: Trajeto Sydney – Huskisson e localização da Jervis Bay.

Quando ir?

As praias podem ser visitadas durante o ano todo, mas o ideal mesmo é conhecer no primavera/verão, quando o clima esta ótimo para curtí-las, já que aqui é uma região que faz um pouco de frio.

As estações do ano na Austrália são iguais aqui no Brasil:

  • Verão: dezembro a fevereiro.
  • Outono: março a maio.
  • Inverno: junho a agosto.
  • Primavera: setembro a novembro.

Nota: Nos meses de maio a novembro são quando podemos observar as baleias.

Mais detalhes sobre o clima da região: Clique aqui.

Segurança.

Já sabemos que Austrália é um país de primeiro mundo, onde nos sentimos muito seguro em relação a furtos, assaltos e roubos violentos, coisas que as vezes temos que nos preocupar sendo turista. Mas, imprevistos acontecem e viajar sem estar assegurado é muito arriscado. Além de que estamos sempre expostos a outros tipos de risco quando em contato com a natureza.

Recomendo pelo Quero Mochilar o Seguro da Mondial Assitence – Faça sua cotação e feche se seguro clicando aqui.

Veja aqui, outros benefícios de fechar o seguro viagem com o Quero Mochilar: Benefícios.

ROTEIRO

Planejamento e Atrações

Estava em um tour da escola que estava estudando inglês pelo litoral de New South Wales, e no caminho de volta para Sydney, ficamos por um dia todo nesta região de Jervis Bay. Eu estava animado pelas fotos que tinha visto da região, mas não esperava que ia encontrar aqui algumas das praias mais lindas que já vi até hoje.

Aqui há muita coisa para ser ver, ainda mais por ficar em uma área protegida por um parque nacional, o que faz a natureza ser deslumbrante.

Acabei fazendo o Básico em um dia na região, mas passaria uma semana aqui se eu puder voltar um dia.

No mapa listo a localização das atrações que consegui conhecer em um dia e das quais falarei neste post: Murrays Beach, Green Patch e Huskisson, cidade de onde partem os passeios de barco para ver os golfinhos e conhecer as demais praias. Todos estes lugares são imperdíveis.

 Mapa – Atrações em Jervis Bay.

Vamos lá…

Murrays Beach

Conhecida como a principal atração do Parque Nacional Booderee, esta bela praia foi uma das mais lindas que vi na vida. Suas águas são muito transparente, daquelas que vemos a sombra do barco de tão límpidas, e a areia bem branquinha. Esta também é uma praia super calma, perfeita para famílias com crianças.

Há várias caminhadas auto-guiadas nesta praia, com caminhos bem sinalizados, e quem for com tempo tem muita coisa linda para explorar.  Mas para chegar a praia principal você não tem que andar muito, ela esta bem próxima do estacionamento, em uma trilha curta pela mata.

1- Quero Mochilar

Foto: Placas indicativas mostrando o caminho da praia e as opções de trilha, que eu não pude fazer.

2- Quero Mochilar

Foto: Olha a cor deste mar – que transparência.

3- Quero Mochilar

Foto: Me sentindo no paraíso, apesar que estava em um… rs.

4- Quero Mochilar

Foto: Dá para ir caminhando até as rochas e de lá ter uma vista para toda a praia.

5- Quero Mochilar

Foto: A praia estava bem vazia devido a época do ano e estar um pouco frio ainda (abril).

Green Patch

Um outro ponto próximo a Murrays Beach é o Green Patch, uma área muito usada para acampamento na região localizada na área do Parque Nacional de Booderees.

O Booderee National Park permite várias atividades como trekking, pesca, mergulho e bike. Além de ter uma ótima estrutura para camping, o Green Patch. A estrutura conta com banheiros limpos, estacionamento, mesas , luz , ou seja, tudo que precisamos para acampar . A vontade quando vi tudo isso, era de ficar uma semana por aqui explorando o parque, que é simplesmente sensacional!

Este parque é de propriedade da Comunidade Aborígene da Wreck Bay. Caminhar por sua mata nativa, que tem trilhas bem estruturadas é uma ótima oportunidade para conhecer a natureza da Austrália.

6- Quero Mochilar

Foto: Uma das trilhas pela mata nativa da Austrália.

7- Quero Mochilar

Foto: Planta muito usada pelos aborígenes para artesanato.

8- Quero Mochilar

Foto: Eu como especialista em eucalipto não pude deixar de observá-los em seu ambiente natural, e ver danos de uma praga que desconheço…rs.

9- Quero Mochilar

Foto: Uma visão de uma área natural da Austrália.

Na entrada do Parque ainda somo recebidos por vários destes periquitos conhecidos como Rainbow (arco íris), que são muito tradicionais e comuns na Austrália.

11- Quero Mochilar

Foto: Bem mansinhos.. quase conseguimos tocá-los.

10- Quero Mochilar

Foto: Lindos demais.

A uma curta caminhada daqui você chega até a praia Iluka Beach, também bem transparente e de areias branquinhas.

Quero Mochilar

Foto:  Iluka Beach no fim de tarde.

Quero Mochilar 1

Foto: Há um riacho que passa na beira da praia, que também tem águas claras e transparentes.

Huskisson – Passeio de barco pela baia.

Na principal cidade, Huskisson, partem passeios de barco para apreciarmos do mar as belas praias da baia de Jervis com direito a show dos golfinhos.

12- Quero Mochilar

Foto: Enquanto aguardo a saída do barco sobrou um tempinho para explorar a cidade.

13- Quero Mochilar

Foto: Pronto para conhecer a baia de Jervis.

Existem vários tipos de passeios por aqui, de diferentes preços e durações, o que eu fiz foi o básico, com uma hora e meia de duração por $ 35,00 (dólares australiano), sim , caro, como tudo na Austrália.

Além de se divertir com os golfinhos, na rota do barco estão as belas praias da baía, e são uma mais linda que a outra, vários tons de azul, tudo tão incrível, que recomendo fortemente uma visita a este paraíso para passar dias, para quem for visitar a Austrália e não ver estas praias só do barco ou de passagem como eu fiz.

14- Quero Mochilar

Foto: Com a bandeira da Austrália.

14.1- Quero Mochilar

Foto: O barco percorre boa parte da baía.

15- Quero Mochilar

Foto: Não demora e logo eles aparecem.

16- Quero Mochilar

Foto: Eles seguem o barco por todos os lados.

17- Quero Mochilar

Foto: Uma paradinha nas praias da baía de Jervis.

18- Quero Mochilar

Foto: As várias tonalidades de azul. O mar daqui é lindo demais.

19- Quero Mochilar

Foto: Hyams Beach – esta é a praia da areia mais branca, pena que só vi de longe, e o que mais me encantou nela foram as tonalidades de azul, que as vezes a olho nú parecia roxo. Incrivel!! 

E assim, com este passeio de barco fechei meu tour pelas praias de New South Wales, ainda na volta para Sydney passaria por Kiama, outro cantinho especial deste país show de bola.

LIÇÕES APRENDIDAS.

1- Se tiver tempo, pesquise e faça a White Sands Walk de Greenfield Beach até Hyams Beach, dizem ser espetacular.

2- O Cape St George Lighthouse é um lugar fantástico para a observação de baleias em sua migração anual de maio a novembro. Os golfinhos residentes brincam na baía o ano todo.

3- Dica: Leve máscara para mergulho e tênis para caminhada! Para chegar nas praias é preciso fazer uma leve caminhada de aproximadamente 15 minutos e chinelo não é bom.

4- Leve com você algo para comer e beber. Pelo que pesquisei e vi, não há restaurantes perto das praias e do parque. Lembrando que na Austrália é proibido comer e beber nas praias, passível de multa.

5- É preciso pagar AU$ 11 por carro para entrar no parque. As taxas de entrada aplicam-se a todas as áreas do Parque Nacional Booderee, incluindo Murrays Beach.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA AUSTRÁLIA.

Fuso Horário: +13h (Brasília)

Língua

O Inglês é a língua oficial na Austrália.

Moeda

A moeda oficial da Austrália é o dólar australiano.

Códigos: AUD, também grafado A$, AU$, $A ou $AU.

  • 1 AUD = R$ 2,48
  • R$ 1,00 = A$ 0,40

Cotação atual: Clique aqui.

Visto e Vacinas

Para entrar na Austrália é preciso solicitar um visto pelo site da embaixada com antecedência (recomendo 3 meses) e também é obrigatório ter a vacina contra a febre amarela (cartão internacional).

OBS: A vacina é válida por dez anos, e tem obrigatoriamente que ser feita no mínimo dez dias antes da viagem.

Após tomar a dose, é preciso levar o comprovante até o posto da Anvisa para que seja emitida a carteira internacional de vacinação. Há um posto no aeroporto de Guarulhos, entre em contato e veja como agendar para regularizar antes do seu voo.

O visto quando fui para austrália paguei $ 90 dólares, mas hoje esta na faixa de $ 115,00 dólares americanos.

Embaixada – Mais informações: Clique aqui.

Eletricidade

A voltagem padrão na Austrália é 220V

Tomada Asutralia

A VIAGEM CONTINUA…

Próximo Relato: Sydney – Austrália – Outubro/2017.

Recomendo: 

Mesma região:

Em Queensland:

Newsletter: Assine nossa newsletter na caixinha ai ao lado, assim você receberá notificação em primeira mão de todos os posts publicados pelo Quero Mochilar, e ainda terá acesso a cupons de desconto para nossos produtos.

 QUEM PODE TE AJUDAR?

Gostou? Tem alguma sugestão ou atualização de informação? Enriqueça a pesquisa de seus amigos nos comentários. Além de ajudar o próximo viajante é super importante a opinião de vocês para o blog.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estesHTMLtags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Language »