Parque Estadual Serra Nova – MG

INFORMAÇÕES DE: Maio de 2015.

ROTEIRO PARA: 2 dias.

TIPO DE VIAGEM: Viagem de fim de semana.

HOSPEDAGEM: Acampamento em roça.

A principal atração do parque é a cachoeira do Serrado que fica na cidade de Porteirinha, que por sinal não tem uma infra-estrutura muito boa para turistas.

O mais comum é alugar sítios na região,porém próximo a cachoeira existem algumas pousadas bem simples, mas que você pode pernoitar de boa.

Aproveite para procurar e reservar seu hotel aqui no quadro ao lado com o Quero Mochilar, você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o blog no ar.

SOBRE O PARQUE ESTADUAL SERRA NOVA

Mais um tesouro no Norte de Minas, o Parque Estadual Serra Nova é um parque de quase 50 mil hectares de área preservada que abrange os municípios de: Rio Pardo de Minas, Serranópolis de Minas, Porteirinha, Mato Verde e Riacho dos Machados.

O Parque, criado em 2003,  fica na Serra Geral ou Serra do Espinhaço, como é conhecida pelos nativos da região. Esta serra corta partes dos estados de Minas e da Bahia, sendo uma das maiores do Brasil.

Como ainda não possui um Plano de Manejo finalizado, suas atrações não estão bem preparadas para serem conhecidas e nem todas estão liberadas para visitação, mas como não há quase controle de acesso muita gente acaba entrando no parque sem autorização, principalmente na cachoeira do Serrado, que tem fácil acesso e faz parte do lazer da população de Porteirinha.

Esta principal atração, a Cachoeira do Serrado (isso mesmo com S) fica em uma fenda aberta no meio da Serra, como se houvesse sido “Serrada” por alguém, por isso o nome. Na cachoeira temos um excelente poço para banho, um paraíso no meio do sertão do norte mineiro.

11- Quero Mochilar Serrado

Como chegar?

A principal atração do parque, a Cachoeira do Serrado, está na área rural de Porteirinha, distante 29,9 km do centro da cidade e 170 do aeroporto mais próximo (Montes Claros). O acesso mais fácil e mais comum, principalmente para os turistas é pela MG 122.

Você irá pegar a MG sentido Mato Verde até o km 20, que fica na comunidade de Serra Branca, onde deverá entrar a direita e agora é só seguir as placas. A partir deste ponto a estrada é de terra (15,7 km), mas não se preocupe você chega com veículo baixo.

 Mapa – Trajeto Porteirinha para Cachoeria do Serrado.

Para chegar na segunda atração do parque o Talhado, você deve ir até Serranópolis de Minas que fica a 26,8 km de Porteirinha, por uma rodovia que liga as duas cidades e leva o nome Rod Porteirinha a Serranópolis. Vale ressaltar que esta estrada é de asfalto e na época estava boa. Há atalhos por terra partindo da Cachoeira do Serrado, mas se você não é da região eu não indico.

Mapa – Trajeto Porteirinha – Serranópolis de Minas.

Quando ir?

A cachoeira do Serrado tem água o ano todo e quase nunca seca, portanto sua água é perene e geralmente com um bom volume durante todo o ano.

Se você quer vê-la nas maiores vazões programe-se para ir de outubro a março, o período mais chuvoso na região.

Segurança.

Como as atrações principais do parque são cachoeiras e córregos fique atento sempre ao tempo, e evite entrar na água em dias de chuva no local, ou nas regiões das cabeceiras, pois há risco de tromba d´água.

Caso chova afaste-se dos rios e córregos ao primeiro sinal.

Cuide sempre de garantir a profundidade e existência de pedras antes de pular, pois há partes com até 15m de profundidade e muitas pedras.

ROTEIRO

Gostaria de iniciar o post reforçando o que disse no seu início: O Parque Estadual da Serra Nova ainda não esta estruturado para visitação, com isso só conseguimos conhecer as atrações mais próximas do limite do parque e é sempre importante conversar com o IEF (órgão que administra) antes de qualquer visitação.

Consegui conhecer em um final de semana duas atrações, e vou começar pela principal e a mais importante da unidade de conservação a Cachoeira do Serrado.

Cachoeira do Serrado

Horário de funcionamento: Das 8h00 as 17h00.

Entrada: Gratuita – Não há portaria.

Altura: 70m

Trilha: 100 m  – Nível fácil.

NOTA (01/8/2017): O parque ao ter conhecimento do post passou a informação de que no momento para acesso a cachoeira foi construído uma trilha, passarela e uma guarita no local. facilitando assim o acesso.

Um pouco sobre a Cachoeira do Serrado…

Sem dúvida esta é uma das mais belas cachoeiras da Serra Geral e por ter um acesso super fácil e ser ótima para banho, mesmo com sua água super gelada (rs), ela é muito visitada pela população da região.

1- Quero Mochilar Serrado

Foto: Serra do Geral vista do caminho.

Como eu estava acampando em uma roça a 2 km da cachoeira fui andando com a turma, mas se for de carro você irá percorrer somente 100 m para chegar na cachu.

2- Quero Mochilar Serrado

Foto: Caminhando até a cachoeira pela estrada.

3- Quero Mochilar Serrado

Foto: Bom lembrar!

4- Quero mochilar Serrado

Foto: A única informação que alerta que estamos entrando em uma área protegida.

A trilha é super tranquila, dá até pra ir de chinelo. somente tem uma parte quem tem medo de altura pode não gostar um pouco de passar, mas no geral é trilha para pessoas de qualquer idade.

5- Quero mochilar serrado

Foto: Na foto não demonstra muito bem, mas temos que contornar esta rocha em uma parte bem estreita.

Como estava andando a 2 km no sol de rachar do norte de minas não via a hora de chegar nela, e conforme ia me aproximando o volume da água ia aumentando e a empolgação também. Cada vez mais alto, uma hora o barulho tomou forma. Parei, ergui a cabeça em direção ao céu e lá estava ela, a maior e mais bela cachoeira do Parque Serra Nova, com seus 70 metros de altura.

6- Quero Mochilar serrado

Foto: A magnífica cachoeira do Serrado.

7- Quero Mochilar Serrado

Foto: Mais Serrado… Difícil enquadrá-la em uma foto, só lá para entender.

6.1- Quero Mochilar Serrado

Foto: Vista de perto, ainda linda.

Todo empolgado e apaixonado por fotos e belas imagens como sou, levei um tempo registrando aquela maravilha toda, e não via a hora de cair naquela água, mas eu só imaginava isso, a realidade foi bem diferente…rs.

Quando fui nadar, molhei só até metade do corpo e parei por alí…rs, já nadei em muita cachoeira como devem perceber, mas quando penso na mais gelada que já encontrei é esta, sério! Chegava dar câimbra e dor de ouvido e olha que eu nem me molhei direito.

9- Quero Mochilar Serrado

Foto: Esperando a coragem que não veio…

10- Quero Mochilar Serrado

Foto: No auge da coragem…rs

Para quem não sabe nadar tem que tomar um pouco de cuidado, pois seus poços em alguns lugares chegam a 15 metros de profundidade.

Aqui é um lugar para vir e curtir o dia, almoçar em um dos restaurantes próximos e se preocupar só em relaxar.

12- Quero Mochilar Serrado

Foto: Só de ver uma beleza desta a gente já relaxa!

No outro dia, antes de retornar para Montes Claros, aproveitei para passar por Serranópolis de Minas e conhecer os canyons do Talhado.

Canyons do Talhado

Horário de funcionamento: Das 8h00 as 17h00.

Entrada: Gratuita – Não há portaria.

Um pouco sobre o Canyon do Talhado…

Um pouco escondido, este lugar em Serranópolis de Minas também faz parte do Parque Estadual Serra Nova e assim como a Cachoeira do Serrado não há uma portaria, não sendo necessário pagar entrada e nem passar por nenhum tipo de controle, sendo que único controle que temos lá dentro é nosso bom senso.

13- Quero Mochilar Serrado

Foto: O indicativo que estamos entrando na área do parque.

No inicio da trilha temos uma belo poço de água parada ótima para banho, e muitas pessoas já param aqui mesmo, mas nem imagina que o melhor esta mais a frente.

14- Quero Mochilar talhado

Foto: Poço do talhado ótimo para banho.

15- Quero Mochilar Serrado

Foto: Caminho percorrendo o curso d´água.

A trilha é muitas vezes em terreno inclinado e bem apertada, passando no meio da vegetação, com isso muita flora, fauna e belas paisagens são garantidas.

16- Quero Mochilar Serrado

Foto: Iniciando a trilha… lá vamos nós!

18- Quero Mochilar talhado

Foto: Cactus, sempre muito presente nas paisagens do norte de Minas.

19- Quero Mochilar

Foto: Parte da paisagem.

21- Quero Mochilar

Foto: Belas imagens, mesmo com a ajuda do homem.

20- Quero Mochilar

Foto: A sorte de ter um belo beija-flor pelo caminho.

17- Quero Mochilar Serrado

Foto: A imensidão da Serra em Serranópolis.

Este lugar, o Talhado, nada mais é que uma imensa fenda no meio da serra, onde corre água, e quando estamos no alto temos uma bela visão deste baita “buracão”.

22- Quero Mochilar

Foto: A vista para o canyon.

Esta trilha é bem longa, não sei te falar direito onde termina, no dia caminhamos até encontrar o Canyon e ter um belo visual e voltamos, ida e volta em torno de 3 km- para chegar até este ponto onde finalizei o passeio.

24- Quero Mochilar talhado

Foto: Com as pessoas próxima as rochas podemos ter ideia da dimensão do lugar.

23- Quero Mochilar talhado

Foto: Todos pequenininhos próximo aos imensos paredões.

21.1- Quero Mochilar

Foto: Caminho.

25- Quero Mochilar

Foto: O curso d´água.

26- Quero Mochilar

Foto: Aquele buraco é obra da natureza: água + tempo, show, não?

E DAÍ, QUANTO FICOU A BRINCADEIRA??

Orçamento para o dia: Os únicos custos que você terá são as diárias nos hotéis que são baratas, em torno de R$80,00 nas pousadas próximas a cachoeira do serrado e com sua alimentação.

Por isso este é um passeio barato para quem é do norte de Minas.

NÃO POSSO DEIXAR DE PROVAR:

Programe-se para almoçar no simpático restaurante “Bar Cantinho da Serra”, administrado pela simpática Zilda, é bem próximo a Cachoeira do Serrado, você irá vê-lo quando estiver a caminho.

Recomendo na ida parar no bar, reservar o almoço, e depois retorna durante a tarde para almoçar, já que é bem próximo (uns 2 km no máximo).

Pode confiar, comida barata e excelente!!! e o melhor: o típico tempero caseiro Mineiro.

36

Foto: Tem mesa mais gostosa que esta?? e este tropeiro então…

A viagem continua…

Recomendo na região:

1- Parque Estadual do Biribiri.

2- Itacambira.

Newsletter: Assine nossa newsletter na caixinha ai ao lado, assim você receberá notificação em primeira mão de todos os posts publicados pelo Quero Mochilar, e ainda terá acesso a cupons de desconto para nossos produtos e parceiros.

LIÇÕES APRENDIDAS:

1- Voltagem: 110 V.

2- Não custa lembrar que dentro do Parque, é proibido:

  •  Fazer/acender fogo.
  • Acampar sem autorização do IEF.

3- Também não custa lembrar:

  • Levar sacolas para trazer seu lixo – qualquer lixo, até bituca de cigarro, ok.

4- Horário de visitação: 08 horas às 17 horas. Recomenda-se entrar até as 15 h, no máximo.

5- O Parque Estadual Serra Nova abriga vários atrativos como: Cachoeira do Serrado, Poço do Jacaré, Escorregador, Poço da Sereia, mas vários nesta época ainda não estavam disponíveis para visitação.

6- IMPORTANTE: Consultar o IEF antes de visitar o Parque por conta própria.

QUEM PODE TE AJUDAR?

1- http://www.porteirinha.com.br/parque-estadual-serra-nova/

2- Centro de Referência Ambiental – IEF – Parque Estadual Serra Nova

Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 08 horas às 12 horas e de 14 horas às 18 horas

Telefone: (38) 99270-4808 /  (38) 99921-2929

E-mail: peserranova@meioambiente.mg.gov.br

Gostou? Tem alguma sugestão ou atualização de informação? Enriqueça a pesquisa de outros viajantes nos comentários. Além de ajudar é super importante a opinião de vocês para o blog.

  1. Que lindo esse Parque Estadual Serra Nova! Eu não conhecia… Minas Gerais é cheia de atrações maravilhosas né? Preciso conhecer melhor o estado, até hj só conheço BH. Adorei que é uma viagem que dá para ser feita num fds, assim facilita e dá pra encaixar na agenda! bjs

  2. Demais essa coleção de cachoeiras, Marthon! Cada vez que eu passo aqui descubro um pedaço do Brasil que eu não conhecia. São sempre muito bons os seus posts, parabéns!

  3. Você sempre acha uns cantinhos pelo mundo que eu nunca ouvi falar, principalmente aí em Minas. adorei o post

  4. Estou descobrindo Minas com seus posts, adorando tudo ! A grandeza e belezas naturais são incríveis, sem contar na culinária mineira né?.. deu aguá na boca esse comidinha humm… adorei o roteiro, dicas super precisas. abraços

  5. Marthon, mais uma ótima dica. Adorei a cachoeira (um pouco tenso contornar a pedra!), mas mais ainda a comidinha para o final de tarde… torresmo é demais!

  6. Uau, Marthon! Não conseguia esse parque e já fiquei om vontade de conhecer! Aliás, tem tantos parques nesse Brasilzão que não conheço…
    Amei o post e já coloquei na lista!
    Beijão!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estesHTMLtags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Language »