Câmara de Lobos

Câmara de Lobos é uma antiga vila de pescadores com um visual tão incrível que se tornou um dos cartões postais da Ilha da Madeira. A vila ficou conhecia mundialmente por inspirar Winston Churchill, primeiro ministro inglês, nas suas pinturas durante seu descanso, após vencer a Segunda Guerra Mundial, e estando lá fica fácil entender toda essa inspiração.

  • INFORMAÇÕES: Setembro de 2019.
  • ROTEIRO PARA: 1 dia.
  • TIPO DE VIAGEM: Viagem independente com família – Parte XII.

SOBRE CÂMARA DE LOBOS

Câmara de Lobos é uma antiga vila de pescadores criada no século XV e que está coladinha à Funchal. Seu nome vem do fato, de que no ato da sua descoberta, em aproximadamente 1430, ter sido avistado onde hoje é a vila, uma enorme colônia de lobos-marinhos. Escassos hoje em dia, os lobos raramente dão o ar da graça por aqui, e acabaram se refugiando nas ilhas desertas mais próximas.

Câmara de Lobos  também tem sua importância na Madeira, pois foi aqui que habitou seu descobridor: João Gonçalves Zarco, entre 1420 e 1424, sendo o primeiro povoado oficial da madeira.

Onde se hospedar em Câmara de Lobos?

MINHA HOSPEDAGEM: Conheci Câmara de Lobos em deslocamento e pernoitei nesse dia em Porto Moniz. A maioria das pessoas que conhecem à cidade optam por ficar em Funchal e fazer bate e volta.

Saiba mais sobre hospedar em Funchal nesse artigo: Roteiro Funchal.

Aqui, como já entenderam é uma cidade bem pequena, sendo o centro histórico o melhor lugar para se ficar, pois estará próximo aos restaurantes e demais atrações da vila. Devido a proximidade de Funchal, podemos perfeitamente fazer bate e volta para curtir a cidade tanto de dia, quanto à noite.

Consulte e reserve sua estadia pelos atalhos do Blog e ajude-o a se manter no ar.

Abaixo o hotel onde se hospedou Churchill:

Como chegar em Câmara de Lobos?

O centro histórico de Câmara de Lobos está em torno de 10 km do centro de Funchal. Super simples de chegar, sem segredo, caso vá de carro.

Caso não esteja de carro, você pode conhecer Câmara de Lobos com:

  • Ônibus: Com linhas regulares saindo de Funchal.
  • Táxis: Só combinar no centro de Funchal. Quando fui ainda não havia Uber na cidade.
  • Tours guiados: De Funchal partem vários tours guiados para Câmara de Lobos, conciliando a cidade e Cabo do Girão com várias outras atrações turísticas. Pesquise alguns deste tours nos nossos parceiros e saiba mais. Confiram também os passeios em mar aberto com avistamento de baleias e golfinhos – dependendo da época do ano.

Consulte aqui tours

Quando ir para Câmara de Lobos?

Câmara de Lobos pode ser visitada o ano todo, já que as atrações são o centro histórico, baia e belos mirantes. Porém se você quer praia e bom tempo, é melhor ficar de olho nas estações do ano da Ilha da Madeira.

Falo um pouco de quando visitar a madeira nesse artigo: Roteiro pela Ilha da Madeira.

Segurança em Câmara de Lobos

Um lugar tranquilo, perfeito e calmo, assim é a madeira de maneira geral – muito segura.

Só uma atenção, se você for fazer trilhas na região, não esqueça de ir com um calçado adequado para o seu conforto e segurança.

Vocês conhecem as Botas Ecosafety? Não… Então eu te apresento.

Especialista em trekking e aventura, te garanto que você não encontra melhor custo benefício no mercado. Couro legítimo, com qualidade e estilo.

Saiba um pouco mais e conheça modelos: Aqui.

Falando em segurança: Você já tem seguro viagem? Não? 
Viajar sem é loucura, portanto nunca faça isso!

IMPORTANTE SABER: Portugal faz parte do Tratado de Schengen, o que faz o SEGURO VIAGEM ser obrigatório para entrar no país.

ROTEIRO PARA CÂMARA DE LOBOS

Dia 08 – 26/09/2019 – Passagem por Câmara de Lobos.

Neste dia acordamos cedo em Curral das Freiras e pegamos estrada rumo a Porto Moniz, pois iriamos dormir por lá, mas antes demos uma pequena parada em Câmara de Lobos.

Enquanto meu pai foi atrás dos documentos do meu avô no cartório da cidade, aproveitei para dar uma volta pelo centro histórico e admirar a bela baía.

Câmara é bem pequeninha e eu fiquei satisfeito somente com uma passagem rápida, porém deve ser bem agradável se hospedar e curtir a noite por aqui.

O que podemos fazer em Câmara de Lobos?

1- Conhecer o centro histórico.

Caminhe sem rumo pelas ruazinhas do centro histórico e contemple a arquitetura do local. Se perca e deslumbre-se.

Pontos de interesse:

  • Rua João de Deus: Rua comercial repleta de lojas, restaurantes… uma delícia de percorrer.

  • Capela dos pescadores chamada Nossa Senhora da Conceição: Esta á a igreja mais antiga da ilha, datada do início do século XV. O interior da capela é decorado com representações de São Nicolau, o protetor dos marinheiros.
  • Igreja São Sebastião: Está é uma Igreja paroquial que foi reedificada no século XVIII. Admire os finos azulejos, o retábulo barroco de madeira pintada de dourado e o teto azul decorado com nuvens, caso consiga pegá-la aberta. Não tive essa sorte… rs.

  • Ilhéu de Câmara de Lobo: O local fica em um rochedo que entra mar à dentro se assemelhando a uma ilha. Este espaço foi recentemente remodelado e adaptado a atividades culturais, com um bonito jardim, proporcionando uma magnífica vista da cidade, do mar e arredores, incluindo o Cabo Girão.

2- Passear pela baía

Essa baia é realmente linda de se ver. Ela é repleta de barcos coloridos chamados de Xavelhas, e no entardecer temos ainda mais barcos. Dizem ser o melhor horário para contemplá-la – Fica a dica!

Essa paisagem ficou famosa, pois o primeiro-ministro inglês, Winston Churchill, pintou um quadro a retratando quando a visitou em janeiro de 1950, aumentando a popularidade da Madeira e do turismo na região.

No local onde ele colocou seu cavalete e pintou essa paisagem há hoje uma estátua em sua homenagem, e uma foto com esse grande homem, ao qual sou fã, não poderia faltar.

2- Miradouro Cabo Girão

  • Entrada: Gratuita.
  • Horário de Funcionamento: Diariamente das 08h00 – 19h00 (verão) e das 08h00 – 21h00 (inverno)
  • Estrutura: Aqui há um estacionamento municipal, lanchonete e loja de souvenirs.

O Cabo do Girão é o mirante mais famoso da Madeira e está localizado a 580 metros de altitude em uma falésia tida como a mais alta do mundo e que leva o mesmo nome, Girão. Aqui temos uma bela visão para a região que inclui: Câmara de Lobos, Fajã do Cabo do Girão e o Oceano Atlântico.

O Cabo do Girão é uma atração imperdível, ainda mais por ter lá no topo uma passarela de vidro suspensa (Skywalk) construída em 2012 e que faz muito sucesso entre os visitantes.

Aqui também há um teleférico que faz o trajeto até o Sitio do Rancho à beira mar. Ele foi inaugurado em 2003 e funciona no verão de segunda à quinta das 10h00 às 18h00 e de sexta a domingo das 10h00 às 19h00. No inverno funciona todos os dias das 10h00 às 18h00. O ticket custa sai por algo em torno de 10 € e é gratuito para menores de 11 anos.

3- Outros Mirantes

Para quem tem mais tempo na cidade e a quer conhecê-la melhor ainda há…

  • Miradouro do Pico da Torre: Outro mirante menos famoso daqui, que acabei não conhecendo, onde aprecia-se a vista da cidade e do mar e o cabo do Girão.
  • Miradouro do Salão Ideal: Mirante para com vista sobre a baía da cidade, os barcos de pesca coloridos e a também falésia do Cabo Girão.

4- Praia do Vigário

Uma praia de pedras de acesso gratuitos. Não há muita informação sobre ela, por isso deixo aqui só a dica de que ela existe, caso queira passar mais tempo por Câmara de Lobos.

E DAÍ, QUANTO FICOU A BRINCADEIRA EM CÂMARA DE LOBOS??

Como este dia só passei pela cidade, em uma passagem rápida, acabei não tendo gastos para orientá-los, mas caso esteja procurando noções de gastos em Portugal, recomendo esse post: 10 Dicas imperdíveis de Portugal.

NÃO POSSO DEIXAR DE PROVAR EM CÂMARA DE LOBOS:

  • Peixe Espada Preto: Pratos com ele como protagonista é o principal daqui.
  • Poncha: Bebida com aguardente, limão e mel, muito tradicional na madeira.

Para saber mais sobre culinária da ilha e Portugal, deem uma olhadinha no post: Ilha da Madeira, na parte: NÃO DEIXE DE PROVAR NA MADEIRA.

LIÇÕES APRENDIDAS EM CÂMARA DE LOBOS

1- Se estiver por vários dias em Funchal, programe-se para passar um fim de tarde aqui. Aproveite para ver o pôr do sol da baía com os pescadores voltando de um dia de trabalho e o movimento natural da cidade.

2- Para os amantes da bebida: Câmara de Lobo é também conhecida por bons vinhos.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS.

Acesse o Artigo: Dicas úteis de Portugal, para saber mais sobre:

  • Fuso horário: Não há diferença entre a Ilha da Madeira e Lisboa.
  • Moeda local.
  • Chip de celular

A VIAGEM CONTINUA…

Gostou? Compartilhe! Tem alguma sugestão ou atualização de informação? Enriqueça a pesquisa de seus amigos nos comentários. Além de ajudar o próximo viajante é super importante a opinião de vocês para o blog.

O Quero Mochilar tem te ajudado com dicas e roteiros para o seu planejamento? Então que tal nos ajudar sem pagar nada a mais por isso, simplesmente fechando sua viagem com os serviços oferecidos pelas parceiras do Blog.

GARANTA AQUI

SEGURO VIAGEM – HOSPEDAGEM – ALUGUEL DE CARRO – TOURS – PASSAGENS AÉREAS – RESERVAS – CHIP DE CELULAR

Além de garantir sua programação com segurança, você estará ajudando a manter o site no ar cheio de dicas para você.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Language »