Irlanda - Mochilão e Intercâmbio

Você já pensou em fazer um mochilão para a Irlanda? Espera, mas não sabe por onde começar ou o que fazer lá? Calma que nós preparamos um guia especial para quem quer embarcar nessa aventura e precisa obter algumas informações importantes.

Por que fazer um mochilão para a Irlanda?

Atualmente a Irlanda ocupa o oitavo lugar do ranking do IDH (índice de desenvolvimento humano), tornando o país referência para viagens turísticas, trabalho, mochilões e claro,intercâmbios. Logo, lá é seguro, bonito e uma ótima oportunidade para treinar seu inglês e conhecer uma cultura envolvente.

Conhecendo Dublin

É impossível viajar até a Irlanda e não explorar a sua famosa capital. Lá tem uma igreja histórica, um castelo presente em milhões de fotos de turistas, vários pontos turísticos, é o palco do St. Patrick’s, e claro, o lugar é repleto dos famosos pubs irlandeses. Para explorar melhor todos os pontos turísticos e mais conhecidos bares, o ideal é ficar pelo menos dois dias na cidade.

Uma dica essencial para quem visita Dublin é passar pelo Temple Bar. Apesar de ser o nome de um pub badalado, Temple Bar é também o nome do bairro onde fica localizado esse pub. O bairro é um dos mais visitados por turistas, sobretudo a noite, pois aglomera vários bares e casas de shows, além de restaurantes e hotéis. Vale a pena fazer uma visita no local, nem que seja para conhecer o estilo eclético da música.

A partir de Dublin você pode ir para outros lugares apreciados por mochileiros, como o os penhascos ou simplesmente “Cliffs”. O mais procurado é Cliffs of Moher, que fica pertinho de Galway. Alguns penhascos têm mais de 200 metros de altura. O transporte até lá costuma ser de ônibus turísticos, mas tem muito mochileiro que se arrisca em ir sozinho. Para quem não quer um ônibus para ir até o último ponto de acesso da estrada, existem alguns guias que cobram para ajudar os turistas a conhecerem o local com um pouco de segurança. A viagem de Dublin até os penhascos demora cerca de duas horas.

Cork: a rival de Dublin para um mochilão na Irlanda

A cidade é tão famosa quanto a capital, sendo a segunda que mais recebe turistas no país. É repleta de catedrais e construções antigas, como a Cork City Gaol, uma prisão de alta segurança que hoje se transformou em um museu. As atrações da cidade ficam mais no centro e nos bairros vizinhos o foco são as instituições de ensino e pubs.

Cork é muito procurada por alunos de intercâmbio, pois apesar de ter seu lado badalado semelhante a Dublin, é uma cidade universitária que abriga várias universidades e escolas, logo, é muito mais fácil para se deslocar dos locais de estudos. Caso o aluno arranje um emprego na Irlanda, é bem provável que a distância entre a empresa e a escola ou universidade seja bem pequena.

Explore as belezas de Galway

Essa é a quarta cidade mais populosa da Irlanda, além de ser a capital do condado que leva o mesmo nome. A cidade oferece fácil acesso a partir de Dublin, seja de ônibus, carro ou trem. Aliás, o trem atende quase todo o país.

Galway possui um clima boêmio e festivo para um mochilão na Irlanda, mas seu ambiente é bem interiorano quando comprado a Dublin e Cork. Algumas ruas, aliás, são de paralelepípedos. É uma boa opção para quem não tem tanto dinheiro para investir em uma viagem, seja ela curta ou uma temporada, pois o custo de vida é menor quando comparado a outras cidades irlandesas.

A cidade de Galway é famosa por seus diversos festivais: música, gastronomia, entre outros, que ocorrem o ano todo, mas sobretudo entre os meses de agosto e setembro. Como não podia faltar, é um local repleto de pubs muito próximos um dos outros.

Limerick: o paraíso dos mochileiros

A cidade de Limerick é bem tranquila e por isso muito procurada para quem deseja passar uma temporada estudando, trabalhando ou explorando o turismo local. É considerada uma cidade grande para o padrão irlandês, com mais de cem mil habitantes, mas preserva traços de uma típica cidade do interior.

Por ser no interior, o custo de vida é mais acessível, tanto para alimentação, quanto para estudos e hospedagem. A cidade dispõe de muitas empresas, o que aumenta a cada dia o número de pessoas vindas de outras cidades e países com o intuito de trabalhar.

No quesito turismo, que é o que realmente interessa para um mochileiro, há muitas opções, como a construção de 1168 da St. Mary’s Cathedral. Os museus The Hunt Museum e o King John’s Castle vão te ajudar a conhecer melhor a história da cidade e do país como um todo. Há várias atrações culturais e pubs espalhados pelo centro e bairros próximos, o que torna qualquer ponto da cidade acolhedor e ótimo para explorar.

Agora é só você preparar sua mochila e roteiro e contar os dias para sua viagem, seja de intercâmbio ou turismo, porque opções de lazer e cultura, não vão faltar.

Minha experiência

Já fiz 3 intercâmbios de 30 dias durantes as minhas três primeiras férias de trabalho. Fiquei um mês em Berlim, em 2009, 40 dias em Sydney na Austrália em 2010 e mais um mês em Santiago, no Chile em 2011. Estas experiências além de aprendizado e me dar confiança para viajar sozinho, me desenvolveram muito pessoalmente e por isso recomendo demais… isso muda a nossa percepção de vida e nos engrandece, pode apostar!

Então surge a dúvida principal: Um mês é o suficiente?

Depende do seus objetivos e nível, porém é possível neste “pequeno” tempo aproveitar ao máximo e aprender muito. Para você entender melhor, deem uma olhada neste artigo que escrevi sobre a minha experiência com este estilo de viagem.

Como aproveitar ao máximo um intercâmbio de férias.

 

Empolgou com a ideia? Saiba mais neste link: Intercâmbios.

Vai viajar? Planeje toda sua viagem pelo Quero Mochilar!

O Quero Mochilar tem te ajudado com dicas e roteiros para o seu planejamento? Então que tal nos ajudar sem pagar nada a mais por isso, simplesmente fechando sua viagem com os serviços oferecidos pelas parceiras do Blog.

GARANTA AQUI

SEGURO VIAGEM – HOSPEDAGEM – ALUGUEL DE CARRO – TOURS – PASSAGENS AÉREAS – RESERVAS – CHIP DE CELULAR

Além de garantir sua programação com segurança, você estará ajudando a manter o site no ar cheio de dicas para você, sem gastar nada a mais por isso.

Siga-nos
error0
Language »